Data: 18 e 19 de agosto 2016

Horário: 9:00 às 12:00 – 14:30 às 17:00

Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Av. Dr. Freitas s/n – Marco – Belém – Pará – CEP: 66.613-902

Novidade do Simpósio Teológico

Desde o início, os Congressos Eucarísticos tiveram como características: Aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; Prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento: adoração e reparação; Manifestar a universalidade e unidade da Igreja.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional propõe um Simpósio Teológico que abordará o Mistério Eucarístico a partir de quatro ângulos teológicos diferentes e complementares: uma abordagem litúrgico-celebrativa; uma abordagem bíblico-teológica; uma abordagem moral e finalmente uma abordagem canonística.

Serão propostos aos participantes do Congresso Eucarístico Nacional e a todos os interessados, quatro cursos, com os seguintes temas e palestrantes:

1) A EUCARISTIA À LUZ DO ENSINAMENTO DO CONCÍLIO VATICANO II

Dom Piero Marini, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

 

2) “LEX ET CHARITAS” A EUCARISTIA À LUZ DO CÓDIGO DO DIREITO CANÔNICO DE 1983

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, Bispo auxiliar de Brasília, Doutor em Direito Canônico. Foi subsecretário do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos (2010-2013) e atualmente é consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

 

3) BERAKAH OU SACRIFÍCIO? UMA LEITURA BÍBLICO-TEOLÓGICA DO MISTÉRIO EUCARÍSTICO

Pe. João Paulo de Mendonça Dantas, Doutor em Teologia Dogmática. Foi professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza (2011-2013) e na Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). Autor de vários livros e artigos teológicos, no Brasil e no exterior. Atualmente é o Coordenador Acadêmico da nova Faculdade Católica de Belém.

 

4) EUCARISTIA, FONTE DE VIDA NOVA PESSOAL E SOCIAL

Pe. Wagner Ferreira da Silva, Doutor em Teologia Moral. Lecionou Teologia Moral em diversas instituições e publicou quatro livros. Atualmente é o Diretor Geral do Instituto diocesano de Teologia Bento XVI, sediado na Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista. Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.

* Em cada curso, são previstas mesas redondas com a presença de diversos especialistas nos abordados, com o escopo de aprofundar certas temáticas específicas ligadas ao Mistério da Eucaristia.

Da redação

CEN2016

 

Inscreva-se no CEN2016                            Seja Voluntário                            Hospedagem Solidária