Hino Oficial do XVII Congresso Eucarístico Nacional

HINO CEN2016

por Padre Carlos Augusto Azevedo da Silva (Letra) | Paulo José Campos de Melo (Melodia) | CD: Eucarístia fonte de amor e vida

A letra do hino composto para o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) surgiu de uma inspiração após uma reunião do Clero de Belém, ocasião em que Dom Alberto Taveira Corrêa explicou sobre os diversos eixos temáticos que serão refletidos durante o CEN.

​Na primeira estrofe, ressaltamos o valor da Eucaristia como sacramento da unidade. A unidade do Corpo de Cristo é sinal da unidade da Igreja: unidade de culto, de pastoreio e de doutrina. Ressaltando a missão e a caridade (partilha do amor) que brotam da Eucaristia, recordando as palavras do Beato Paulo VI: “Cristo aponta para a Amazônia”.

​Na segunda estrofe, ressaltamos a Eucaristia que reúne todos numa grande ação de graças, na sua realidade de sacrifício, louvor e adoração. Perpassamos pelos diversos eixos temáticos do CEN, que na Eucaristia encontram muito mais do que Pão, mas o alimento da Salvação, o Pão vivo que é o próprio Jesus Cristo.

​Na terceira estrofe, começamos com uma citação do documento do Vaticano II “Lumen Gentium”, que aponta a Eucaristia como raiz e cume da missão da Igreja, dela tudo brota e para ela tudo converge. Na Fração do Pão, como era chamada a Eucaristia pelos primeiros cristãos, Cristo é reconhecido, como aconteceu com os discípulos de Emaús. É a realização, na tensão escatológica (já e ainda não) do mistério da Igreja reunida em torno do altar do cordeiro, introduzimos o último eixo temático que é Maria e a Eucaristia, no último capítulo da Lumen Gentium aparece a figura de Maria como Imagem da Igreja, a quem o beato Paulo VI chamou de Estrela da Evangelização, na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi.

Na última estrofe, valorizamos a figura de Maria Santíssima, nas suas diversas manifestações e devoções, ela que é honrada com o título de Rainha da Amazônia, padroeira da cidade e da Arquidiocese de Belém sob o título de Santa Maria de Belém e na sua maior manifestação que é no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, fazendo menção aos 400 de Belém, que são também os 400 anos de presença evangelizadora da Igreja na Amazônia, que aqui se faz presente desde o início da colonização, realidade de onde brotam os rios de fé, de esperança e de amor (caridade) que são as virtudes teologais que acompanham os cristãos, por onde ele estiverem. A Figura de Maria Santíssima que nos apresenta seu Filho, toda devoção Mariana deve nos fazer melhores cristãos, por Maria a Jesus (Per Mariam ad Iesum), a razão de nossa fé, o autor do Sacrificio redentor da Cruz que é perpetuado em nossos altares em cada Eucaristia.

No refrão unimos a realidade de que a Igreja de Belém acolhe a Igreja do Brasil inteiro, para na unidade da Eucaristia fazer brotar na Amazônia e da Amazônia uma missão permanente, pois a nossa vida deve ser um contínuo anúncio da experiência do encontro com Cristo que nos faz homens e mulheres novos.

 

PADRE CARLOS AUGUSTO AZEVEDO DA SILVA

AUTOR DA LETRA DO HINO DO XVII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL, ARQUIDIOCESE DE BELÉM DO PARÁ

REFRÃO: É BELÉM A CASA DO PÃO
É BRASIL TERRA DE SANTA CRUZ
NA AMAZÔNIA O BRASIL SE REÚNE
EUCARISTIA À MISSÃO NOS CONDUZ

A EUCARISTIA NOS REÚNE NESTA MESA
ELEVA A DEUS UM SACRIFÍCIO DE LOUVOR
É MISSÃO DE TODA A IGREJA
VIVER NO MUNDO A PARTILHA DO AMOR
O BRASIL EM BELÉM SE FAZ UM
NO ALTAR DO SENHOR, COMUNHÃO
CRISTO APONTA PARA A AMAZÔNIA
MISSIONÁRIA PARTILHANDO O PÃO

DE TODOS OS POVOS, TODA RAÇA E TODA LÍNGUA
DE TODAS AS TRIBOS E TODA A NAÇÃO
UNIDOS NA SANTA EUCARISTIA
SACRIFÍCIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO
A FAMÍLIA, AS CRIANÇAS E OS JOVENS,
OS ENFERMOS E TUDO O QUE HÁ
ENCONTRAM NA EUCARISTIA
O ALIMENTO SALUTAR

A MISSÃO DA IGREJA TEM A SUA RAIZ
E ALCANÇA O SEU CUME NA CELEBRAÇÃO
A PALAVRA DE DEUS DIZ:
“E O RECONHECERAM AO PARTIR O PÃO”
O MISTÉRIO DA IGREJA REALIZA
TUDO É GRAÇA, RIQUEZA E DOM
E CONOSCO CAMINHA MARIA
A ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO

BENDITA ÉS, MARIA, MULHER DA EUCARISTIA
DA AMAZÔNIA, DE BELÉM, DE NAZARÉ
QUATRO SÉCULOS DE DEVOÇÃO
RIOS DE AMOR, ESPERANÇA E DE FÉ
TU QUE TRAZES CONTIGO TEU FILHO
EM TEUS BRAÇOS, NOSSO SALVADOR
ELE QUE NOS ACOLHE E OFERECE
O SACRIFÍCIO REDENTOR

REFRÃO: É BELÉM A CASA DO PÃO
É BRASIL TERRA DE SANTA CRUZ
NA AMAZÔNIA O BRASIL SE REÚNE
EUCARISTIA À MISSÃO NOS CONDUZ

HINO CEN2016

Partitura (Voz e Instrumento)

Partitura (Voz)

1ª Versão

BAIXE O APLICATIVO DO CEN2016