Na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida pela expressão latina “Corpus Christi”. Esta festa é um desdobramento da Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, lavou os pés dos discípulos e deixou o mandamento novo do Amor. Quer comemorar a presença de Cristo em sua Igreja como Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue, memorial de sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da glória futura” (Cf. Sacrosanctum Concilium, número 47).

Em cada Missa, após as palavras da narração da instituição da Eucaristia, o sacerdote exclama: “Eis o mistério da fé”! Sim, a Eucaristia celebra toda a fé cristã, todo o mistério de Cristo e da Igreja. Este mistério é inesgotável e vem a ser celebrado todos os dias e em toda parte, do nascer ao pôr do sol. Em algum lugar do mundo, a cada momento se faz presente o único sacrifício de ação de graças. A Igreja louva ao Pai pelas maravilhas realizadas por Cristo, no Espírito Santo. E o mesmo e único sacrifício de Cristo se torna presente hoje, não mais de modo cruento, mas como sacrifício memorial. Assim reza a Igreja: “Recordamos, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão; nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem” (Oração Eucarística V). E a Eucaristia celebrada estabelece a Comunhão com Cristo, que nos leva ao Pai, no Espírito Santo, e com os irmãos e irmãs, com os quais formamos um só corpo.

No dia 26 de Maio, às 7 horas, com Missa Solene no Portal da Amazônia, seguida de Procissão para a Catedral e os enfeites preparados pelas Regiões Episcopais, temos a alegria de celebrar a Solenidade de Corpus Christi de 2016 dentro do amplo horizonte de preparação ao XVII Congresso Eucarístico Nacional (“Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária” – “Eles o reconheceram no partir do Pão”), a ser celebrado na Arquidiocese de Belém, de 15 a 21 de agosto de 2016. O Congresso se realizará em Belém nas comemorações do quarto centenário do início da Evangelização da Amazônia e da fundação da cidade de Belém. E neste ano se comemoram os cento e dez anos da elevação da então Diocese a Arquidiocese de Belém, pelo Papa São Pio X. O encerramento do Congresso acontecerá na data litúrgica do grande Papa da Eucaristia!

Nossa Arquidiocese se preparou com a realização de um Ano Eucarístico, no qual todas as Paróquias promoveram Semanas Eucarísticas Missionárias, seguidas ainda de simpósios e semanas de estudos sobre o Sacramento da Eucaristia. O clero de Belém se preparou com seus retiros anuais e com a atualização teológica sobre o texto base do Congresso Eucarístico. Várias Dioceses da Amazônia realizam neste período Congressos Eucarísticos preparatórios ao grande evento, que reunirá representantes de nossa região e de todas as partes do Brasil. Foi incluída em nosso programa do Congresso uma Procissão Eucarística Fluvial, que virá de Manaus a Belém, desejando significar a convicção de fé e a devoção eucarística de nosso povo.

Aguardamos a nomeação do Legado Pontifício, que trará a palavra do Papa Francisco aos participantes do XVII Congresso Eucarístico e presidirá as grandes celebrações programadas para a Semana de sua realização. Os Bispos presentes no Congresso serão acolhidos em nossas Paróquias, que terão a oportunidade de tê-los à frente de algumas celebrações, e os sacerdotes que acorrerem a Belém nos ajudarão de forma especial na grande Jornada da Reconciliação, com o Sacramento da Penitência celebrado em todas as Paróquias.

Nosso Congresso acontecerá em grandes celebrações realizadas no Estádio Olímpico do Mangueirão, no Portal da Amazônia, na Catedral da Sé e em outros espaços, além de todas as Paróquias da Arquidiocese. O congressista receberá, ao início do Congresso, um guia do peregrino, que lhe possibilitará participar de várias iniciativas, além das grandes celebrações eucarísticas diárias.

O Congresso começará no dia 15 de agosto, feriado em Belém, com a missa solene no Estádio e a acolhida do representante do Papa Francisco, além da presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No dia 16 de agosto, haverá uma série de Congressos temáticos, em cada uma das regiões pastorais e na Basílica de Nazaré, com os seguintes temas, à escolha dos congressistas: “Catequese e Eucaristia”, na Região Menino Deus; “Evangelização e Eucaristia”, na Região São João Batista; “Caridade e Eucaristia”, na Região São Vicente de Paulo; “O Mistério do sofrimento e a Eucaristia”, na Região Santa Cruz; “Família e Eucaristia”, na Região Sant’Ana; “Juventude e Eucaristia”, na Região Santa Maria Goretti; “Maria, Mulher Eucarística”, na Basílica de Nazaré.

No dia 17 de agosto, haverá a Santa Missa com os Moradores de Rua, na Catedral e, no final da tarde, no Portal da Amazônia, a chegada da Procissão Eucarística fluvial e, Bênção Eucarística, seguida de apresentação musical com a Orquestra. Ao final, Show com Padre Reginaldo Manzotti. Na quinta-feira, 18 de agosto, no Estádio, Missa da Primeira Comunhão das Crianças da Arquidiocese e celebração da Família; na Sexta-feira, dia 19 de agosto, Missa com a Juventude, também no Estádio. Sábado, 20 de agosto, na parte da manhã, Jornada da Reconciliação em todas as Paróquias e, a partir das 17 horas, Missa Solene e Procissão Eucarística no Estádio. Dali sairá o Santíssimo Sacramento para cada uma das Paróquias, para a grande Vigília de Adoração. Na manhã do Domingo, 21 de agosto, Missas em todas as Paróquias, presididas pelos Bispos presentes.

De terça-feira, dia 16 de agosto, até a sexta-feira, sempre às 9 horas, haverá uma missa solene presidida pelos Cardeais brasileiros e o Núncio Apostólico, na Catedral da Sé, com diversos grupos participantes. Nos mesmos dias, Missas nos Ritos orientais na Paróquia da Santíssima Trindade e Missa no Rito Extraordinário na Igreja do Rosário. Vários Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades oferecerão manhãs de encontro e de oração, de terça-feira, 16 de agosto, até 19 de agosto, para aos Congressistas interessados.

No Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, realizar-se-á o Simpósio Teológico, nos dias 19 e 20 de agosto, para o qual as pessoas interessadas podem se inscrever. No mesmo espaço haverá oficinas temáticas e a feira católica, à disposição de todos.

Uma programação intensa, infinitamente menor do que o dom da Eucaristia, presença superabundante de Jesus Sacramentado. Graças e louvores sejam dados a todo momento ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento!

 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Belém

Inscreva-se no CEN2016

INSCREVA-SE

Seja um Voluntário no CEN2016

VOLUNTARIADO

Hospedagem Solidária

HOSPEDAGEM

BAIXE O APLICATIVO DO CEN2016

Clique e baixe o APP CEN2016