Faltam poucos dias para grande festa eucarística, estamos ansiosos para viver com vocês esse momento tão importante para igreja do Brasil. Temos a felicidade de ter o Congresso Eucarístico Nacional na região norte que é carente e ao mesmo tempo tão rica.

É a terceira vez que a região Norte recebe o Congresso Eucarístico Nacional, em Belém é segunda vez, a primeira em 1953 com tema “A Sagrada Eucaristia, sacramento da unidade e da comunidade”, e este ano com tema Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária.  Outra cidade que recebeu  o Congresso foi Manaus, em 1976, o 9° Congresso Eucarístico com tema “Repartir o Pão”.

Uma recordação desses momentos importantes que celebraremos será a Procissão Eucarística Fluvial, evento que compõem a programação do CEN2016 que partirá de Manaus, passando por dioceses e prelazias até a chegada em Belém no dia 17 de agosto.

Uma Procissão é formada por súplicas solenes com preces e cânticos do povo fiel, caminhando ordenadamente de um lugar sagrado para outro, verdadeiros gestos de louvor, devoção e adoração ao nosso Senhor Jesus que se faz presente na eucaristia.

Partindo de Manaus no dia 9 de agosto, a procissão terá paradas com celebração da Santa Missa nas dioceses e prelazias são elas: partindo de Manaus-AM, Itacoatiara-AM, Parintins-AM, Òbidos-PA, Santarém-PA, Gurupá-PA e Ponta de Pedras-PA com chegada a Belém, no dia 17 de agosto, por volta das 17h, onde será realizada benção com Santíssimo Sacramento e seguida de apresentação artística.

 

Da redação

Alaíse Ribeiro

Inscreva-se no CEN2016

BAIXE O APLICATIVO DO CEN2016