Amazônia missionária. É o que descreve a letra, em resumo, do hino oficial do XVII Congresso Eucarístico Nacional, apresentado aos fiéis pela Arquidiocese de Belém na noite do último dia 27, na Catedral Metropolitana de Belém. A apresentação foi feita por meio de recital executado pelo coral Schola Cantorum, da Catedral Metropolitana de Belém.

A partir da divulgação oficial, o hino será cantado em todas as celebrações oficiais da Igreja com o objetivo de torná-lo conhecido do povo de Deus até o XVII Congresso Eucarístico, especialmente no período do Congresso, de 15 a 21 de agosto de 2016, em Belém.

O hino foi escolhido por concurso público que esteve aberto a inscrições entre 1º de setembro de 2014 e 12 de janeiro de 2015, com participação de pessoas de todo o Brasil.

As produções foram pertinentes ao tema do Congresso: “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf. Lucas 24, 35).

O hino do Congresso ainda deveria fazer referência aos 400 anos da fundação da Cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará, por meio de textos que difundam a Palavra de Deus, uma vez que em 2016 também será celebrado o quarto centenário do início da Evangelização da Amazônia, além dos 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese e Sede Metropolitana.

Foram observados, também, o caráter solene e festivo, duração mínima de cinco minutos, obedecendo a forma convencional dos hinos litúrgicos populares, intercalando estrofe e refrão, além de incluir os objetivos do XVII CEN.

A letra do hino e a melodia foram entregues à Comissão Organizadora do concurso até a data do fechamento do período de inscrição, juntamente com documentações exigidas no Edital.

O autor vencedor, automaticamente, cede os direitos autorais de sua produção, para quaisquer produções artísticas e culturais organizadas pela Comissão Organizadora do Congresso Eucarístico Nacional e, consequentemente, à Arquidiocese de Belém.

A Schola Cantorum executou o Hino Oficial cuja música é de autoria do pianista paraense Paulo José Campos de Melo. 

Para acessar o Hino Clique Aqui.

Da redação

CEN2016

 

Inscreva-se no CEN2016                            Seja Voluntário                            Hospedagem Solidária